Biomas Brasileiros

Biomas Brasileiros
Caatinga

quarta-feira, 28 de abril de 2010



Bioma Caatinga

A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais.
Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano.




Fauna


A maioria dos animais da caatinga tem hábitos noturnos, o que evita que se movimentem em horas mais quentes. Os lagartos são muito comuns na região: 47 espécies deles já foram catalogadas. Entre elas estão o calango verde e o calanguinho. Ainda entre os répteis também se destacam as serpentes. Até agora foram encontradas 45 espécies de serpentes. A cascavel é uma das cobras mais vistas na caatinga.
Os anfíbios são animais numerosos na caatinga. Para falar dos mais conhecidos, podemos citar o sapo cururu e a jia de parede.

Algumas aves são moradoras típicas da caatinga. É o caso do carcará, da asa-branca e da gralha-canção. Neste bioma, vivia a ararinha azul, vista pela última vez na natureza em 2000 e considerada extinta pelo Ibama.

Também existem muitos mamíferos na caatinga. Entre as árvores secas e em terrenos pedregosos, vivem onças, gatos selvagens, capivaras, gambás, preás, macacos-prego, e o veado catingueiro, também ameaçado de extinção como a ararinha azul.

Vegetação
s plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.

- Por Rhafaella Karlla

5 comentários:

  1. Olá pra todos,
    parabéns pelo blog e pela bela iniciativa,acho que vcs deveríam atualizar o blog,pois ele é de muito bom gosto...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. OI OBIGADA SOU A SELENA GOMES VIN PARA O BRAZIL!!!!!!!!E TINHA QUE PESQUISAR ISSO

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Ana Maria sou da região nordeste e gostaria de lembrar que a vegetação da caatinga também é rica em plantas que tem o poder de cura, e acho que deveria ser mais estudada. A caatinga é um dos bioma brasileiro menos estudado, por esse motivo deixam de mostrar coisas fascinantes que poderiam ser uteis na medicina.
    Adorei o blog, mas acho que deveriam aprofundar os estudos sobre a vegetação e o poder medicinal que existem nessas plantas.
    E-mail:anylapao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, visite meu blog www.sertadesencantado.blogspot.com.
    Gostei do seu Abçs

    ResponderExcluir